Definindo objetivos e justificativas de um projeto

Umas das atividades que precisamos executar em Gerenciamento de Projetos é o desenvolvimento do do Termo de Abertura do projeto (processo 4.1 do gerenciamento de integração do projeto). Este documento identifica e autoriza o gerente do projeto, define as necessidades do negócio, o entendimento atual das necessidades do cliente, e o novo produto, serviço ou resultado que pretendemos satisfazer com o projeto, além da justificativa e objetivos do projeto. É comum, na prática, encontrarmos dificuldades para mapear estas duas variávies. Em certos casos, colocamos dados em justificativas que fazem parte do objetivo do projeto e vice-versa. Entenda melhor como coletar essas informações.

1) Objetivos: É a representação formal daquilo que se quer atingir com o término de um projeto. Estudando para a minha certificação PMP nos idos de 2004, tinha uma “colinha” que dizia que todo objetivo deve ser SMART (Specific, Measurable, Achievable, Realistic e Time-bound). Pois bem, hoje temos um complemento desta sopa de letrinhas do qual gosto mais: objetivos devem ser SMARTER (Specific, Measurable, Achievable, Realistic, Time-bound, Extending e Rewarding). Para o correto entendimento destas variáveis, elaborei o mapa mental abaixo.


download (versão pdf)

Exemplo: Vender 36000 unidades até a data de 31 de Dezembro de 2009, a partir de Janeiro de 2009, com uma média de venda de 3000 unidades/mês e com um custo total estimado de R$200.000,00

2) Justificaticas: é tudo aquilo que está oculto no objetivo, isto é, a razão de ser do projeto, o benefício gerado por ele. Trata-se de um desejo da organização (MISSÃO).

Exemplo: Aumentar o market share da companhia através do crescimento significativo de vendas de unidades oferecidas.

Gosto muito da definição do Vargas que diz que objetivo e justificativa se completam; ou seja, um não existe sem a associação ao outro. Toda justificativa pode caracterizar inúmeros objetivos.

Referência bibliográfica:
1- Viana Vargas, Ricardo. Gerenciamento de Projetos: estabelecendo Diferenciais Competitivos 7ª Edição: Brasport; 2009
2- PMI Institute. PMBoK: Project Management Body of Knowledge – 4º Edição, 2008
2- Mindjet Official Website

Print Friendly