Atualização de cronogramas com MS Project (#3/4)

No post anterior mostramos 2 estratégias possíveis de atualização de cronograma utilizando o MS Project: atualização por atividades e atualização por atribuição. Mostramos como cada estratégia funciona e que dados estão envolvidos em cada uma delas.

Com base na estratégia definida, o gerente de projeto deverá fazer as perguntas corretas para a equipe durante as reuniões de medição para obter as informações corretas. Com isto, reforçamos o conceito por trás da palavra atualização; ou seja, registrar dados de progresso e previsão.

Neste post falaremos da atualização do cronograma (etapa 3 no processo).

image_thumb3A Etapa 03 (atualizar o cronograma) consiste em 5 (cinco) ações necessárias que vão desde a otimização da interface para auxiliar o gerente de projeto no processo de atualização, passando pelos ajustes nas opções para permitir o cálculo correto por parte da ferramenta e culminando na atualização das atividades do cronograma com base em 6 (seis) situações possíveis.

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Figura: mapa mental com as ações envolvidas na etapa 03 – clique na imagem para ampliar

Vamos analisar cada uma das cinco ações necessárias.

1- Verificar configuração de Opções

Antes de promovermos a atualização do cronograma, é preciso configurar o MS Project para que ele realize os cálculos corretamente. Esta ação é vital caso contrário a ferramenta não fará aquilo que esperamos dela.

As opções podem ser acessadas através da barra de menu em Ferramentas, Opções.

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Os ajustes necessários e as opções que deverão ser verificadas são:

Guia Cálculo

As opções da guia Cálculo devem seguir o padrão abaixo:

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- A atualização do status da tarefa atualiza o status do recurso: Se atualizarmos as atividades, o trabalho real das atribuições será atualizado automaticamente pelo MS Project. Esta opção só deverá ser desmarcada se o gerente de projeto deseja informar cada um dos campos (duração e trabalho) separadamente e manualmente.

- Mover o final de partes concluídas após a data de status para antes da data de status

Suponhamos que uma atividade encontra-se após a data de status e parte desta atividade foi realizada (1). A parte realizada desta atividade é ajustada e deslocada para antes da data de status (2). A parte não realizada permanece no futuro (após a data de status).

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- mover o início das partes restantes para antes da data de status: se a caixa estiver marcada, é possível criar a condição de que a parte não realizada seja deslocada até o momento presente e reagendada para realização a seguir (3)

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- Mover o início das partes restantes anteriores à data de status para depois da data de status

Suponhamos que uma atividade encontra-se antes da data de status e parte desta atividade foi realizada (1). O MSP mantém a parte que foi realizada no passado e reagenda a parte restante para o futuro, ou seja, a partir da data de status (2).

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- mover final de partes concluídas para depois da data de status: se a caixa estiver marcada, a atividade é reagendada para terminar a sua etapa realizada na data de status, sendo continuada a seguir.

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- As modificações feitas no % do total concluído de uma tarefa se estenderão à data de status: se a atividade estiver caindo atrás da linha de status, o progresso fornecido pelo gerente de projeto será distribuído uniformemente até a data de status. Esta opção só será relevante se o gerente de projeto fornecer o % concluído.

- O Microsoft Office Project sempre calcula os custos reais: o MS Project sempre calculará (automaticamente) os valores de custo real quando você insere o trabalho real.

Guia Cronograma

As opções da guia Cálculo devem seguir o padrão abaixo:

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- Dividir as tarefas em andamento: esta opção marcada permitirá que o Microsoft Project reagende a duração restante que recair atrás da data de status para após a data de status (split). Se esta opção estiver desmarcada, você não conseguirá reagendar o trabalho para depois da data de status.

Outras opções sugeridas são:

- Guia Geral: desmarcar a opção Adicionar novos recursos e tarefas automaticamente;
- Guia Editar: desmarcar a opção Permitir arrastar e soltar células

2- Preparar a interface do MS Project para atualização

Preparar a interface do MS Project para a etapa de atualização do cronograma significa exibir modo de exibição, tabela e barra de ferramenta específica.

- Modo de exibição: Gantt de Controle
- Tabela: Controle
- Barra de Ferramenta: Controle

Dica: todos os elementos do MS Project referentes à atualização recebem o nome de Controle.

Modo de Exibição Gantt de Controle

1- Para exibir o modo de exibição Gantt de Controle, acesse a barra de menu e escolha a opção Exibir.

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2- Selecione o modo de exibição Gantt de Controle. Se ele não estiver nas opções mais acessadas, acesse-o através da opção mais modos de exibição.

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Tabela Controle

Acesse a tabela Controle através do menu Exibir, Tabela, Controle

A tabela Controle possui todos os campos necessários para a atualização das atividades do cronograma. São eles início real, término real, duração real e duração restante.

A tabela Controle tem o seguinte formato:

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Barra de ferramenta Controle

Outra ferramenta importante e que poderá auxiliar o gerente de projeto na atualização das atividades do cronograma é a barra de ferramenta de controle (Tracking toolbar). A combinação desta barra de ferramenta com a tabela de controle fornece total autonomia para o gerente de projeto na atualização do cronograma.

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A barra de ferramenta Controle pode ser ativada utilizando a opção Exibir, Barra de ferramenta, Controle

Vamos entender cada ícone da barra de ferramenta

image Estatísticas do Projeto: este botão permite que o gerente de projeto tenha uma visão global das informações básicas de controle do projeto como início e término atual, linha de base, real e a variação. Além disso, consolida informações de duração, trabalho e custo, sempre comparando com esses três momentos (Atual, LinhaBase e Real).

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image Atualizar como agendado: Aqui o gerente de projeto poderá atualizar a execução da atividade tal qual como estava previsto originalmente em sua linha de base. O MSP assume que o real e o planejado possuem os mesmos valores.

image Reagendar trabalho: Ao clicar nesta opção, toda a atividade que estiver localizada atrás da data atual (atrasada) terá seu início reprogramado automaticamente para a data de hoje em diante.

image Adicionar linha de andamento: mostra a linha de andamento do projeto.

image Atualizar o % conclusão das atividades: Aqui o gerente de projeto possui a sua disposição valores pré definidos de % de andamento das atividades. Basta selecionar a atividade desejada e clicar em uma das opções de % de conclusão para atualizar o andamento da atividade

image Atualizar tarefas: fornece uma interface para atualização das atividades, com os dados de duração real, duração restante, além do % concluída que é automaticamente calculada a partir dos dados de duração real e restante, datas de início e término real comparando com as datas atuais.

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image Definir lembrete: esta opção é útil para auxiliar o gerente de projeto na atualização de uma atividade importante para o projeto, por exemplo.

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image Barra de ferramentas colaborar: habilita o uso da barra de ferramentas colaborar. É útil quando temos uma conexão estabelecida com o EPM (Enterprise Project Management)

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3- Definir a data de status (status date), a data atual (current date) e a linha de andamento do projeto

Na barra de menu, selecione Projeto, Informações sobre o projeto…

Forneça a data de status; ou seja, a data em que será feita a atualização das atividades (data da medição). Verifique também a data atual (data do computador)

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Dica: Se as datas de status e atual coincidirem, é importante lembrar que a data de status (status date) é exibida ao final do dia enquanto que a data atual (current date) é exibida no início do dia.

Dica: Sempre atualize a data de status antes de qualquer medição/atualização do cronograma do projeto. Lembre-se que o Microsoft Project utiliza esta data para alguns cálculos da ferramenta.

Para exibir as linhas de andamento que servirão de base para a verificação da necessidade de atualização de cada atividade do cronograma, clique com o botão direito do mouse na área do gráfico de Gantt e selecione a opção Linhas de andamento…

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A interface deverá apresentar a seguinte tela:

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4- Ajustar tipo e característica das atividades

Na etapa de planejamento do projeto, quando o gerente de projeto está listando, sequenciando e estimando a duração das atividades, houve a orientação para ajustar todas as atividades para o tipo “Duração Fixa” com o objetivo de garantir o cálculo correto de trabalho e duração. Na etapa de Monitoramento e controle, onde faremos a atualização dos trabalhos e durações realizadas e restantes, devemos reajustar o tipo de atividade para “Unidade Fixa”.

Explico: com base na fórmula abaixo, quando o gerente de projeto atualiza as atividades do cronograma, ele estará alterando os dados de duração real e duração restante basicamente. Neste caso, duração fixa não é aconselhável como tipo de tarefa para o momento da medição do projeto porque com isto não estaremos controlando o que o MS Project recalculará. Quando alterarmos a duração restante de uma atividade, estendendo ou encurtando assim seu término, o que o gerente de projeto deseja é manter os recursos (unidade) que trabalham hoje na atividade e verificar o trabalho total a ser empregado (esforço) com esta mudança na duração restante.

Optamos também por definir que essas atividades não serão dirigidas ao esforço, pois não queremos que haja redução do tempo de duração de uma atividade, mas sim um aumento ou diminuição do trabalho planejado.

Dica: “Dirigida ao esforço” significa dizer que toda vez que esta opção estiver marcada e adicionamos recursos a uma atividade, temos uma redução de tempo na duração da atividade por conta do maior esforço alocado para a realização do mesmo trabalho. Quando esta opção não é ativada, não há redução de tempo de duração da atividade, mas há um aumento de trabalho planejado.

Por esta razão, no momento da atualização das atividades de um cronograma, optamos por alterar o tipo da atividade de “Duração Fixa” e com a caixa “não dirigida ao esforço” desmarcada, que escolhemos no momento do planejamento, para “Unidades Fixas” e com a caixa “não dirigida ao esforço” desmarcada, que optaremos como sendo o padrão definido para atualizações de cronograma.

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Dica: se quisermos que a unidade de atribuição do recurso seja atualizada com a mudança na duração restante de uma atividade, optaremos por atividades do tipo “Trabalho Fixo”

Entretanto, para efeito de definição de padrões de atualização de atividades, iremos adotar atividades do tipo “Unidades Fixas”.

Para relembrar, vale dar uma olhada no quadro abaixo que mostra como o MSP reflete a mudança em uma das variáveis da equação acima.

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A dúvida que surge aqui neste momento é: Para um cronograma com 1000 linhas de atividades, como proceder para atualizar todos os tipos de atividades em um só momento?

É muito simples. Para isto, siga o procedimento abaixo:

1) Clique no local indicado dentro da tabela de Gantt de Controle

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2) Na barra de menus, clique no ícone (informações sobre a tarefa). Ou se preferir, pressione {Shift} + {F2}

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3) Ao clicarmos no ícone de informações sobre tarefas na guia Avançado, a janela de Informações sobre tarefas múltiplas aparecerá.

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Dica: repare que, mesmo alterando em lote todos os tipos das atividades, as atividades sumarizadas permanecem com seu tipo em “Duração fixa”.

5- Atualizar o cronograma com os dados coletados na medição observando as 6 (seis) situações possíveis.

As 6 (seis) situações possíveis de atualização são:

- Situação 01: Atividades que foram concluídas conforme o planejado;
- Situação 02: Atividades em andamento e conforme o planejado;
- Situação 03: Atividades em andamento e que estão em atraso;
- Situação 04: Atividades que demorarão mais tempo ou menos tempo;
- Situação 05: Atividades que iniciaram antes ou depois do planejado;
- Situação 06: Atividades que terminaram depois do planejado

Vamos simular cada uma das situações possíveis e proceder à atualização da(s) atividade(s).

Situação 01: Atividades que foram concluídas conforme o planejado.

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O procedimento correto para esta situação é:

1) No modo de exibição Gantt de Controle, selecione as atividades que foram concluídas conforme o planejado. Use a tecla CTRL para selecionar as atividades

2) Selecione o botão 100% (image ) ou;

3) Utilize o recurso “Atualizar como agendado” existente na barra de ferramenta de controle. image

Situação 02: Atividades em andamento e conforme o planejado.

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O procedimento correto para esta situação é:

1) Selecionar as atividades que estão sendo executados conforme planejado (atual). Faça uso do [Ctrl]

2) Utilize o recurso “Atualizar como agendado” existente na barra de ferramenta de controle. image

Situação 03: Atividades em andamento e que estão em atraso, necessitando uma reprogramação.

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Esta situação requer um esforço maior de atualização. É preciso saber o progresso atual da atividade, mas em função da atividade estar em atraso, o gerente de projeto também terá que trazer a porção incompleta da atividade que está atrás da linha de status para ter seu início a partir da linha de status. Com isto haverá um Split. Feito isto, é preciso agora buscar a duração restante da parte incompleta da atividade.

O procedimento correto para esta situação é:

1) Forneça a duração real da atividade (a quantidade de dias que foram trabalhados na execução desta atividade). Com isto, o MSP calculará a nova duração restante (quantidade de dias úteis que ainda restam para a conclusão da atividade)

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2) Revise a duração restante que o MSP calculou. Se tudo estiver de acordo, o MSP também fornecerá automaticamente o % concluída da atividade.

3) É importante termos a linha de status desenhada no gráfico de Gantt para esta etapa três. Com o auxílio dela, verifique se existe alguma duração restante localizada no passado; ou seja, atrás da linha de status. Se houver, reprograme o início da parte que resta para logo após a data de status. O gerente de projeto poderá fazer isto de duas formas:

a. Arrastando a parte inacabada da atividade diretamente no gráfico de Gantt, promovendo assim um Split da atividade ou

b. Selecionando a atividade e clicando no botão image (reagendar trabalho) na barra de ferramenta de controle.

Dica: Se o gerente de projeto definiu corretamente as configurações de opções de cálculo, marcando a opção Mover o início das partes restantes anteriores à data de status para depois da data de status, a etapa 3a ou 3b serão desnecessárias e o MSP fará todo o trabalho automaticamente.

Dica: É importante reprogramarmos toda parte inacabada de uma atividade que se encontra atrás da linha de status para o futuro, pois não podemos ter atividades a serem feitas no passado.

Dica: Para verificar se o cronograma está atualizado corretamente, observar se toda a parte concluída das atividades está atrás da linha de status. Toda a parte inacabada das atividades deve estar localizada após a data de status.

Dica: Para cada atividade que não esteja desempenhando conforme o previsto faça anotações dos principais ofensores. Isto servirá como base para lições aprendidas, por exemplo.

Situação 04: Atividades que demorarão mais tempo ou menos tempo para serem realizadas.

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Nesta situação temos a atividade iniciando na data planejada e com o progresso previsto até a data de status. Entretanto, será necessário mais ou menos tempo para a conclusão da atividade.

O procedimento correto para este tipo de situação é:

1) Selecione a atividade que se deseja atualizar;

2) Clique no botão image (atualizar tarefas);

3) Forneça a duração real da atividade (dias que já foram trabalhados);

4) Revise a duração restante. Se for necessário mais tempo para a execução da atividade, acrescente mais dias na duração restante. Caso contrário, atribua menos dias à duração restante;

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Situação 05: Atividades que iniciaram antes ou depois do planejado.

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Nesta situação, a atividade não iniciou na data planejada. A atividade pode ter tido seu início antecipado ou postergado.

Vale lembrar aqui que, para cronogramas bem planejados (com todas as atividades predecessoras e sucessoras definidas), qualquer mudança acarretará um novo início para esta atividade. É por esta razão que sugerimos que todas as atividades do cronograma possuam predecessoras e sucessoras. O objetivo com isto é tornar o cronograma dinâmico.

O procedimento correto é:

1) Selecione a atividade que deverá ter ser início real atualizado para antes ou depois do início atual

2) Clique no botão image (atualizar tarefas)

3) Forneça o início real da atividade e clique no botão [OK]

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Situação 06: Atividades que terminaram antes ou depois do planejado.

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Nesta situação, o que o gerente de projeto tem que fazer é fornecer o término real da atividade. Uma vez preenchido o término real, o % concluída é automaticamente definido como 100%.

O procedimento é:

1) Selecione a atividade que terminou antes ou depois do término atual

2) Clique no botão image (atualizar tarefas)

3) Forneça o término real da atividade e clique no botão [OK]. Lembre-se que ao fornecer o término real da atividade, o MSP automaticamente considera a atividade como 100% concluída.

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Dica: Na prática podemos ter combinações das seis situações possíveis descritas acima, mas sempre será possível trabalhar em cada uma delas. Por exemplo, podemos ter atividades que iniciaram depois do início atual, que esteja atrasada (duração real é menor que a duração prevista até aquele momento) e terminará mais tarde (término real acontece depois do término atual). Aqui temos uma combinação de três situações possíveis, mas basta atualizarmos cada uma delas passo a passo. Para este caso, basta fornecer o início real da atividade, fornecer a duração real (que estará abaixo do previsto) e, como ela terminará depois do término atual, fornecer a duração restante. Lembre-se que término real é para quando a atividade estiver concluída.

Essas são as seis situações possíveis e passíveis de atualização. Elas deverão seguir as etapas e configurações necessárias para garantirmos a correta atualização do cronograma.

Videoaulas MS Project

1- Preparando a interface do MS Project para atualização

2- Definindo a data de status no MS Project

3- Ajustes no tipo e característica das atividades no MS Project

4- Situação 01: atividades que foram concluídas conforme o planejado

5- Situação 02: atividades em andamento e conforme o planejado

6- Situação 03: atividades em andamento e que estão em atraso

7- Situação 04: atividades que demorarão mais tempo ou menos tempo

8- Situação 05: atividades que iniciaram antes ou depois do planejado

9- Situação 06: atividades que terminaram antes ou depois do planejado

114 Comentários

  1. Renato Torres 28/06/2011 at 11:43 AM #

    Shooooooooooooooooooooooow de bola o post, to criando um blog sobre gerenciamento de projetos também, não sabia da existencia desse. Ajudo gratificante poder ajudar as pessoas de alguma forma.
    Será que vc poderia me explicar melhor esses tipos de tarefa (duração fixa, unidade fixa e trabalho fixo)? Essa parte não entra muito bem na minha cabeça

    Abraços e parabéns

  2. Alexandre Paiva, PMP, MCTS, ITIL 02/07/2011 at 8:00 PM #

    Olá Renato,
    Obrigado pelo comentário e elogio. Com relação aos tipos de atividades (duração fixa, unidade fixa e trabalho fixo), tenho um post e uma videoaula explicando melhor o tema. Segue os links

    Post:http://gerentedeprojeto.net.br/?p=68
    Videoaula 01: http://www.vimeo.com/11209854
    Videoaula 02: http://www.vimeo.com/11209549
    Videoaula 03:
    http://www.vimeo.com/10630872

    Espero que ajude nas dúvidas.

    Grande abraço,

  3. André Cardoso 28/07/2011 at 11:34 AM #

    Bom dia Alexandre,
    Muito bom o passo a passo do assunto, ajuda bastante. Tenho algumas dúvidas:
    > Quando percebemos no meio do processo que havia alguma lógica errada (pro exemplo, uma atividade começou antes de sua predecessora, sendo a ligação TI), podemos alterar a rede de precedências sem problemas?
    > Outra questão, gostaria de saber se conseguimos configurar a atividade para “medir” só no término dela. O project ele pega o valor (do custo por ex.) e distribui no tempo de duração dela. Existem atividades que só são medidas quando estão 100% finalizadas. (No primavera temos o recurso do “at finish”). Conseguimos fazer isso no project?

  4. Alexandre Paiva, PMP, MCTS, ITIL 29/07/2011 at 7:54 PM #

    André,
    Muitissimo obrigado pelo feedback e pela oportunidade de esclarecer sua dúvida.
    Respondendo sua dúvida, ao anteciparmos o início de uma atividade estamos dizendo que o início real é anterior a data prevista (baseline). Esta situação caracteriza a situação 5 proposta. Se você possui um cronograma dito “dinâmico” (todas as atividades com predecessoras e sucessoras definidas e pouquíssimas restrições), ao entrar com a data de início real na atividade sucessora, toda a rede para frente será ajustada.

    No seu caso, ainda temos uma característica muito comum em projetos e pouca gente sabe como proceder. Estou falando de atualização fora da sequência; ou seja, você estabeleceu uma dependência término início entre duas atividades e a sucessora começou antes da predecessora terminar. Se a atividade sucessora iniciou realmente, é preciso mostrar progresso nesta atividade independente da dependência estabelecida (out-of-sequence progress). Atualizações fora da sequência são atualizações relativamente simples e o procedimento é o mesmo; ou seja, fornecer as datas atuais. Ao entrarmos com as datas atuais (via tabela de controle), a lógica estabelecida é sobrescrita.

    Nestes casos de atualização fora da sequência, o importante é verificar a duração restante; ou seja, se queremos que a duração restante fique onde a lógica definiu ou se queremos “puxá-la” para a data de status do projeto.

    Esta sua dúvida renderá um post que escreverei e colocarei no blog. De qualquer forma, não recomendo alterar o sequenciamento. Trabalhe sempre com as datas atuais e a tabela de controle. Seu cronograma dinâmico fará o resto.

    Com relação à segunda dúvida, sugiro o uso do campo % Físico Concluído. Ele pode ser útil neste caso, pois independe da duração ou atribuições. É o usuário que informa. Imagine que você tenha uma atividade de 10 dias de duração. Você tem 5 dias de duração restante, caracterizando um % Concluído de 50% (faltam mais 5 dias dos 10 previstos). Agora imagine que nesta mesma atividade que possui 10 dias e que está com % Concluído de 50%, o recurso trabalhou apenas 20 horas das 80 horas previstas (10 dias x 8 horas/dia). Neste caso, teremos um % Trabalho Concluído de 25%. Nesta mesma atividade, de 10 dias de duração e 80 horas de trabalho, com 50% e 25% de progresso em termos de duração e trabalho, você está erguendo um muro de 4 metros. Nesta mesma data de leitura do andamento do projeto (data de status), você verificou que ergueu 2 metros. Desta forma, o % Físico Concluído é de 50%.

    Percebe a diferença entre os %’s de andamento para uma atividade? Muitas pessoas confundem. No seu caso, você tem uma atividade que só vai gerar produto na última milha. Desta forma, sugiro o uso deste campo para monitorar o andamento.

    Grande abraço e espero ter ajudado,

  5. André Cardoso 01/08/2011 at 8:55 AM #

    Prezado Alexandre, Muito obrigado, fico feliz por ter contribuído de alguma forma.
    Entendido (quanto a primeira dúvida).

    Quanto a segunda, acho que eu me expressei mal.
    Por exemplo, vamos supor que vamos extrair os dados do cronograma para o excel para fazer a curva S. A distribuição dos valores previstos é feita nessa base de cálculo que é o total da variável (seja HH, custo, %, etc) / duração (períodos).

    Por exemplo, uma atividade que ten ha um custo de R$ 10.000,00 e com uma duração de 5 dias; a distribuição do previsto vai ser feita com R$ 2000,00 por dia. Em sua resposta nós conseguimos manipular o avanço (mas entendi que só para o real e não para o previsto).

    No Primavera existe uma ferramenta que permite que este cálculo atribua o valor total somente no último dia previsto; conforme configurada a atividade. Usando o mesmo exemplo acima, se eu usar a ferramenta “at finish” na atividade, quando eu exportar a minha curva, os valores de previsto nos 5 dias serão respectivamente: 0,00 – 0,00 – 0,00 – 0,00 – 10.000,00. Entendeu?

    Obrigado pela resposta.
    Aproveitando para elogiar o site. Meus parabéns, o trabalho está muito bom!
    Um abraço.

  6. Alexandre Paiva, PMP, MCTS, ITIL 01/08/2011 at 2:33 PM #

    OI André,
    Entendi sua dúvida. Montarei um plano com este seu exemplo para mostrar como proceder.
    Abs,

  7. André Cardoso 03/08/2011 at 10:47 AM #

    Alexandre, bom dia.

    Sobre os dados a serem informados no momento da atualização (início e término real; duração real e restante), tenho uma dúvida de como obter de maneira mais coerente alguns dados.

    Os dados de datas de início e término reais são automáticos; sem problemas. Já os dados das durações, eles são calculados em função da produtividade, certo?Um exemplo:
    “Se eu tenho uma atividade de pintar parede com 10 dias de duração e eu sei (pra facilitar) que essa parede tem 5 blocos). Supondo que eu iniciei na data prevista, a minha produção é… no sexto dia eu pintei 2 blocos, mas eu deveria ter pintado 3. Identificamos essa como a situação 3. Como fazemos, no campo de duração real, nós colocamos 4 dias ? (que foi a produtividade?) ou 6? E a duração restante? Por exemplo, no sexto dia eu fiz 2 blocos (ao invés de 3), se fizermos uma média da produtividade real, os 3 blocos restantes demorariam 9 dias. A duração restante vai ser 9 dias ?

    Outra dúvida, como otimizar essa informação nos relatórios de controle?
    Geralmente esses dados chegam por meio dos apontadores, ou apropriadores, ou até encarregados, etc… Temos que criar um relatório (formulário) que me informe os campos que eu preciso. Penso que neste formulário conste as informações de início e término real e a produção (e/ou produtividade). Os dados de durações reais e restantes são calculados (depois), certo?
    Abç.

  8. Elton 06/08/2011 at 10:37 PM #

    Alguém poderia tirar uma dúvida e se for possível solicito por gentileza que me ensinem.
    no MS Project, tem condições de configurar 2 barras no grafico de gantt para um atividades, ficando a primeira barra em uma determinada cor com o planejado e fixo sem alteração “linha de base” e a outra com uma cor diferente conforme o realizado?
    Agradeço quem puder me ajudar.
    Obrigado.

  9. Alexandre Paiva, PMP, MCTS, ITIL 06/08/2011 at 11:35 PM #

    Elton,
    Obrigado pela oportunidade de esclarecer sua dúvida. Existe sim esta possibilidade.
    Você precisa:

    1) Clicar com o botão direito na área onde o Gantt é exibido;
    2) Selecione a opção Gantt Chart Wizard e clique em Next;
    3) Selecione a opção Baseline. Ela mostrará a linha de base (planejamento original) e o real

    Agora vc pode finalizar ou se preferir, continuar com as customizações do Gantt.

    Espero ter ajudado.

    Grande abraço,

    Alexandre Paiva, PMP, MCTS

  10. Elton 08/08/2011 at 8:54 PM #

    Alexandre Paiva,

    Muito obrigado, uma configuração tão simples, que me fez quebrar a cabeça por muito tempo…

    Fico muito grato pela sua ajuda.

    Atenciosamente, Elton Alvarenga

  11. Alexandre Paiva, PMP, MCTS, ITIL 09/08/2011 at 6:13 PM #

    Elton, estamos aqui para ajudar. A proposta é essa e é muito gratificante trocar essas experiências. Fique a vontade para perguntar, sugerir temas, etc.
    Forte abraço,

  12. Carlos Felipe 12/08/2011 at 1:00 PM #

    Como vai Alexandre, muito bom mesmo o post.
    Tenho uma dúvida que talvez você possa me ajudar
    Existe algo no project que me mostre a % concluída da tarefa que eu deveria estar na data atual?
    Por exemplo: hoje dia 12/08 a tarefa x deveria estar em 80% para que eu esteja em dia porém ela está 30% concluída.

    Obrigado

  13. Alexandre Paiva, PMP, MCTS, ITIL 12/08/2011 at 6:33 PM #

    Olá Carlos,
    Na verdade você precisa criar um campo personalizado para fazer isto. Este campo receberá uma fórmula que fará todo o trabalho para você.
    1) Insira um campo personalizado do tipo número
    2) Utilize a seguinte fórmula para este campo:
    int(IIf([Data de status][Término da linha de base];1;(ProjDateDiff([Início da linha de base];[Data de status];[Calendário do projeto]))/(ProjDateDiff([Início da linha de base];[Término da linha de base];[Calendário do projeto]))))*100

    Importante o uso da data de status, que é a data onde estamos medindo o projeto.
    Se tiver dúvidas em como inserir campo personalizado e fórmula, entre em contato que te explico com detalhes e prints de tela.

    Gde abraço e volte sempre

  14. Carlos Felipe 15/08/2011 at 3:48 PM #

    Como vai Alexandre tudo bem?
    Muito obrigado pelo seu retorno
    realmente não imaginava esta solução
    porém o project está me retornando uma mensagem de erro no campo
    ][Término da linha de base];

    tomei a liberdade e lhe adicionei no linkedin

    Abraços

  15. Alexandre Paiva, PMP, MCTS, ITIL 16/08/2011 at 7:50 AM #

    Carlos, se preferir, mande o arquivo que eu faço para vc. Fica melhor para entender onde está o problema. Abs.

  16. Elder Salvador 08/11/2011 at 8:50 AM #

    Alexandre, muito bom seu artigo. Parabéns!

    Tenho uma dúvida que derrepente você pode me responder.

    Toda vez que eu atualizo um cronograma (com a duração real, % de conclusão ou o trabalho real) o Project “copia” a data no campo “Início” para a data no campo “Início Real”.

    Depois do planejamento do projeto, o campo “Início” fica sem utilização? Qual é o conceito por trás de dois campos que tem a mesma informação?

    Acredito que são campos utilizados para tempos diferentes do projeto (para o planejamento e para o controle do projeto), mas gostaria de saber se o project considera esses dois campos em calculos diferentes.

    Um abraço,

    Elder.

  17. Renato Torres 08/11/2011 at 10:05 AM #

    Alexandre,

    Síó um ponto, no project 2010 a data de status não está mais considerando o final do dia, ele considera o início do dia.

  18. Alexandre Paiva, PMP, MCTS, ITIL 08/11/2011 at 4:00 PM #

    Renato, não entendi bem. A linha da data de status é mostrada ao término do dia e a linha da data atual é mostrada no início. De onde vc tirou esta informação? Pelo que sei, este conceito permanece como no seu antecessor (2007).

    Há relatos de discrepância quando utilizamos o comando informações sobre o projeto e o comando data do Status; ou seja, o primeiro cravaria 17:00 e o segundo, 08:00. Para corrigir este problema, verifique as atualizações cumulativas do MS Project.

    Observe tb que o post foi todo escrito utilizando como pano de fundo a versão 2007. Existem algumas diferenças básicas de uma versão para a outra, mas os conceitos não mudam muito.

    Abraços,

  19. Alexandre Paiva, PMP, MCTS, ITIL 08/11/2011 at 10:17 PM #

    Oi Elder,
    Muito obrigado pela força. Vamos a sua dúvida e a ideia é bem pelo que você sugeriu.
    Pense que o MS Project trabalha com algumas informações e que, neste caso, temos informações do tipo planejadas, agendadas e reais.
    A informação planejada é a famosa linha de base. Uma vez aprovado o cronograma, geramos a linha de base para servir de base de comparação com as informações agendadas. Já a informação agendada é aquela mais atual sobre a atividade (no inicio do projeto, agendada e planejada coincidem). Por fim, para este exemplo, temos a informação real que surge quando informamos a conclusão de uma atividade (duração real, início real, término real, trabalho real)

    Desta forma, para a sua dúvida, as atualizações são feitas sempre com base nos reais. Se agendarmos como está agendado, teremos o início real assumindo o valor de inicio atual (agendado), que não necessariamente será o mesmo do inicio da linha de base, pois o projeto já “andou” e reprogramações foram feitas. A linha de base ficará sempre intacta, preservando o plano original do projeto. A agendada (atual) trará sempre a última reprogramação e a real informará dados de conclusão da atividade.

    Deixe-me saber se está claro para você.

    Grande abraço e obrigado pela dúvida e pela oportunidade de esclarecer.

  20. Renato Torres 09/11/2011 at 8:18 AM #

    Ale,

    Realmente a informação que eu dei está errada, na verdade eu havia me confundido – ja faz um tempo (sic) – devido a uma customização que eu fiz usando o PWA.

    Mais uma vez, sorry.. =D

  21. Elder 12/11/2011 at 7:29 PM #

    Olá, Alexandre.

    Está claro sim.

    Acredito, então, que o project “entenda” que a data real de início “tende” para a data agendada de início. Então por isso que as duas datas são iguais quando a atividade já iniciou.

    Só não entendo porque o Project mantém as duas datas, já que a data real é a data planejada quando a atividade tem alguma % de conclusão. Duas hipóteses ficam em minha cabeça: 1) restrição do banco de dados do project; 2) é mais fácil para o usuário tirar relatórios e fazer análises com dois campos distintos.

    Um abraço,

    Elder

  22. Elder 12/11/2011 at 7:31 PM #

    OBS:
    Quando disse Data Planejada no segundo parágrafo, quis dizer Data Agendada.

  23. Michele 12/12/2011 at 11:01 PM #

    Boa noite.
    Alexandre, elaborei o seguinte cronograma, onde atribui valores no custo fixo para cada tarefa e salvei a linha base.
    Para atualizar este cronograma eu uso as colunas inicio, termino e %concluída.
    Onde insiro a data de inicio real da atividade no campo ‘inicio’ e a data de término real no campo ‘término’,duração e o percentual concluído da atividade informo no campo ‘%concluído’. É correto trabalhar desta forma?
    Em outro cronograma trabalho da seguinte forma:
    criei o cronograma informando o recurso e valor do recurso. Neste eu somente atualizo o campo ‘%concluída’ manualmente e informo as datas de incio e termino real nos campo ‘inicio real’ e ‘termino real’.
    Também é correto trabalhar desta forma?
    Qual melhor forma você me sugere trabalhar com o primeiro ou a segundo cronograma ?

    Outra dúvida. O que você sugere fazer quando depois de divulgado o cronograma, base line, curva S, tudo, eu percebo que esqueci de incluir alguma tarefa importante?

    Obrigada.

  24. Alexandre Paiva, PMP, MCTS, ITIL 13/12/2011 at 10:49 AM #

    Michele,

    Muito obrigado pela visita e pela oportunidade de esclarecer sua dúvida.
    As boas práticas na utilização do MS Project apontam para o uso do que chamamos de reais (ou actuals). Além disso, a minha sugestão é sempre trabalhar com datas em detrimento ao % Concluído, pois este campo será sempre calculado pela ferramenta com base nas datas reais, duração real e duração restante informada por vc.

    É importante lembrar que % Concluído leva em consideração apenas durações; ou seja, 50% Concluído significa dizer que de 10 dias previstos você realizou 5 dias. Neste exemplo, o que deve ser atualizado é o início real (qdo vc efetivamente começou), o término real (no caso de conclusão da atividade), a duração real (qtos dias você vem trabalhando na atividade) e duração restante (quantos dias faltam para terminar).

    Leia os passos que coloquei no post para efetuar a correta atualização de cronogramas com base na estratégia de atualização por duração (% Concluído). Use a barra de ferramenta Controle para auxiliá-la nesta etapa em conjunto com a tabela Controle, que possui todos as colunas necessárias para promover a atualização do progresso das atividades do seu cronograma.

    A atualização deve ser feita, com base na tabela Controle, nas colunas de inicio real e término real. As colunas de inicio e término referem-se ao agendado.

    Trabalhe somente com as datas de início real, término real, duração real e duração restante. Deixe o MS Project calcular o % Concluído.

    Incluir uma atividade (ou tarefa) em seu cronograma é, de certa forma, uma alteração que pode gerar impacto em Prazo, Custo, Qualidade, etc… Antes de mais nada é importante comunicar esta mudança e garantir que os Stakeholders do seu projeto estão cientes e aprovam tal mudança. Na prática, ao inserir esta nova atividade, é preciso gerar a linha de base para esta atividade e verificar se outras atividades impactadas por esta tb precisam de uma nova linha de base. Altere a linha de base para SOMENTE aquelas atividades que foram impactadas pela inclusão desta nova atividade. Lembre-se que Linha de Base é um contrato que você firmou com o patrocinador ou cliente do seu projeto.

    Espero ter ajudado. Obrigado mais uma vez pela oportunidade e volte sempre!

  25. Michele 13/12/2011 at 7:48 PM #

    Muito obrigada, pela ajuda.
    Vou seguir suas orientações.

  26. Jose Dairel 16/12/2011 at 10:08 AM #

    Caros Alexandre e Negreiros,
    Parabens pela proposta de ajuda colocada a disposição de quem se interesa ou precisa e pela qualidade do material oferecido.
    Gostaria que comentasse quando da atualização do cronograma em que se verifica a tendencia de estouro da data de termino do projeto. Qual a meljor maneira de trazer para o termino original.
    Obrigado.

  27. Alexandre Paiva, PMP, MCTS, ITIL 26/12/2011 at 4:48 PM #

    Jose Dairel,
    Muito obrigado pela participação e pela oportunidade de esclarecer sua dúvida. Vamos a ela.
    Quando percebemos que existe a possibilidade de estouro do prazo de seu cronograma, a primeira coisa que eu verificaria é o caminho crítico do seu projeto. É ele quem determina o prazo final do seu projeto. Verifique as atividades que estão neste caminho crítico.

    Para essas atividades, observe:
    1) Oportunidade de reduzir duração
    2) Oportunidades para execução de atividades em paralelo (Fast Tracking) -> Pode comprometer QUALIDADE (RISCO).Verifique as dependências ditas ARBITRADAS. Elas podem ser uma grande oportunidade para revisão e posteriormente, revisão.
    3) Oportunidades para execução de atividades que são dirigidas ao esforço; ou seja, a inclusão de mais recursos promove uma redução da duração dessa atividade (cuidado com o CUSTO – mais recurso, maior o custo).

    Deixe-me entender se esclareci sua dúvida, ok?

    Grande abraço

  28. Rosemary 11/01/2012 at 1:22 PM #

    Oi, Alexandre. Estou precisando criar a coluna de % de conclusão previsto até a data. Peguei uma formulá que você divulgou em um tópico acima, porém esta dando erro na data termino da linha de base. Vc pode me ajudar?
    Obrigada;

    int(IIf([Data de status][Término da linha de base];1;(ProjDateDiff([Início da linha de base];[Data de status];[Calendário do projeto]))/(ProjDateDiff([Início da linha de base];[Término da linha de base];[Calendário do projeto]))))*100

  29. Luciano Pereira 12/01/2012 at 8:26 AM #

    Parabéns pelo artigo. Muito útil.
    Estou com uma dúvida que me gera problemas sempre que atualizo meu cronograma no MS project. Atualizo os percentuais e lanço as datas reais, quando faço o reagendamento das datas, os percentuais realizados de determinadas tarefas diminuem ou em alguns casos até ficam com o % zero. desta forma, após o reagendamento tenho que voltar e lançar os % executados novamente. Por que isso acontece? Como faço para reagendar meu cronograma sem alterar os % realizados?

    Antecipadamente agradeço,

    Luciano

  30. Alexandre Paiva, PMP, MCTS, ITIL 12/01/2012 at 1:41 PM #

    Rosemary,

    A fórmula correta é:

    Fórmula Percentual Previsto

  31. Alexandre Paiva, PMP, MCTS, ITIL 12/01/2012 at 2:01 PM #

    Luciano,
    Muito obrigado pela visita. No post 03 que escrevi sobre atualização de cronogramas reforcei a importância de não utilizarmos o % Conclusão como medida a ser informada pela equipe. Eu sei que parece estranho, mas quando alguém informa o % de conclusão geralmente é uma medida subjetiva e que não possui nenhuma veracidade. Ao invés disso, recomendo o uso dos reais (duração real, duração restante, início real e início restante). O % concluído é RESULTADO dessas 4 medidas. E estas medidas são mais tangíveis do que % concluído. Algumas dicas para vc:

    01- Lembre-se da fórmula % Concluído – Duração Real /Duração e Duração = Duração Real + duração restante.
    02- Evite trabalhar com % Concluído e deixe a ferramenta informar este campo para você baseado nos REAIS (duração real, duração restante, início real e início restante).
    03 – Atualizar cronograma significa verificar o progresso (informando a duração real) e a previsão (revisando a duração restante)

    No seu exemplo, eu recomendo atualizar sempre os reais primeiro, revisar os restantes e verificar o % concluído que foi calculado pela ferramenta. Observe que se você realizar a sequência que sugeriu, ao reagendar as datas reais o percentual concluído realmente mudará (pra mais ou para menos dependendo do valor informado).

    Dê uma lida mais detalhada no post 03 e veja todas as peculiaridades.

    E volte sempre!

    Grande abraço e obrigado pela oportunidade da dúvida.

  32. Rosemary 12/01/2012 at 6:00 PM #

    Agora funcionou.
    Muito obrigada.

  33. Marcus André 20/01/2012 at 10:06 AM #

    Prezado Alexandre parabens pelo post.

    tenho a seguinte duvida com relação a custos do projeto no uso da tarefa o MSP distribui de tres formas ( rateado, inicio ou fim) porem existem contratos no projetos que já estão definidos e não se emquadram em nehum das tres formas que conheço.

    Ex: mes 1 10%, mes 2 35% mes 3 55% dos custos previstos, como redistribuir no MSP desta forma ???

  34. Vanessa Tatiana 04/04/2012 at 12:41 AM #

    Adorei sua dicas Alexandre e seus post!! Parabéns!!

    Preciso de uma ajuda, referente ao Project 2007.

    Precisava que ele me mostrasse a seguinte situação!!

    Horas Estimadas ( planejadas) X Horas realizadas(real) em % referente ao projeto.

    Teria que fazer alguma formula??

    Obrigada!!

    T

  35. Alessandra 17/04/2012 at 3:03 PM #

    Alexandre, parabéns pelo post.

    Encontrei aqui esclarecimento de dúvidas que não achei em nenhum outro lugar. Também me surpreenderam seu carinho e interesse em responder às perguntas dos colegas.

    Minha questão é muito simples: planejei, salvei a linha de base e agora, na execução, percebi que não vou executar algumas das tarefas planejadas. Posso excluir? A linha de base guarda essas tarefas?

    Obrigada.
    Alessandra.

  36. Alexandre Paiva, PMP, PMI-SP, MCTS 19/04/2012 at 9:54 AM #

    Alessandra,

    Responderei sua dúvida no final de semana. Quero te mostrar os passos com prints de tela. Acredite, cancelar atividades no MS Project não é tão simples como excluir. É preciso observar algumas coisas.

    No MS Project 2010 existe algumas novas funcionalidades que faciltam este processo.

    Abraços,

  37. Alexandre Paiva, PMP, PMI-SP, MCTS 19/04/2012 at 10:21 AM #

    Oi Vanessa,

    Obrigado pela visita e pela oportunidade de esclarecer sua dúvida. Minha sugestão para você é ler o post referente http://gerentedeprojeto.net.br/?p=1856 para entender os conceitos básicos envolvendo cada uma dessas medidas.

    Para as horas realizadas, a coluna Actual Work (ou Trabalho real) resolve o seu problema. Basta observar o valor sumarizado para o projeto.
    Para as horas estimadas, basta utilizar a fórmula abaixo como referência, considerando agora que sua referência é “trabalho da linha de base”

    Fórmula % Previsto

    Espero ter ajudado. Deixe-me saber se esclareci suas dúvidas.

    Grande abraço,

  38. Eli Rodrigues 28/04/2012 at 9:10 PM #

    Alexandre, nota 1000 para sua série sobre o MSP, só faço uma sugestão: crie um indice para que possamos (leitores) encontrar a video-aula que estamos buscando. Valeu!

  39. Ailton Araujo 30/04/2012 at 6:10 PM #

    Alexandre
    como é o uso das ferramentas PRECESSORAS E SUCESSORAS?
    poderia me Ajudar

  40. Jesuina 14/05/2012 at 2:00 PM #

    Oi, Alexandre.
    Muito bom seu material sobre MSproject. Parabéns.
    Estou precisando criar a coluna de [% de conclusão previsto até a data]. Peguei a mesma fórmula que você disponibilizou para a Rosemeire em um tópico acima. Após a criação da coluna e insersão da fórmula, fui em [Informações sobre o Projeto] e atualizei a Data de Status para a data de hoje (14/05/2012), porém não está atualizando o % previsto. Traz todos os valores com 0%. Faltou alguma ação de minha parte? Você c pode me ajudar?
    No aguardo de seu retorno sou grata..

    Abaixo a fórmula que coloquei:
    int(IIf([Data de status][Término da linha de base];1;(ProjDateDiff([Início da linha de base];[Data de status];[Calendário do projeto]))/(ProjDateDiff([Início da linha de base];[Término da linha de base];[Calendário do projeto]))))*100
    A fórmula correta é: Inserir novo campo Texto e selecionar %Previsto
    STR(int(IIf([Data de status][Término da linha de base];1;(ProjDateDiff([Início da linha de base];[Data de status];[Calendário do projeto]))/(ProjDateDiff([Início da linha de base];[Término da linha de base];[Calendário do projeto])))) *100)) & ”%”

  41. Ailton,
    Predecessoras e Sucessoras são atributos de atividades. Elas indicam o relacionamento lógico que cada atividade tem e define as dependências entre elas.

  42. Meiry 16/05/2012 at 10:23 AM #

    Oi Alexandre,

    Primeiro parabéns pelo post.
    Em segundo, estou tentando criar indicadores gráficos onde informa que o percentual da atividade está em atraso ou não. Então é uma relação entre o percentual estimado x percentual concluido. Obrigada! Abs

  43. Ademir Ribeiro 28/05/2012 at 3:29 PM #

    Gostei muito, esclarecedor direi duvidas ma hora sobre dificuldades.abraço

  44. Ademir,
    Fico feliz em ter ajudado com suas dúvidas. fique a vontade e volte sempre.

  45. Meiry,
    Existem 3 tipos de medidas percentuais no MS Project: % concluído, % trabalho concluído e % Físico Concluído. Qual é a medida que vc está utilizando?

  46. Meiry 17/07/2012 at 12:10 PM #

    Oi Alexandre, eu estou utilizadno o % Concluído.
    Situação: Meu projeto está atrasado. Se. ele estivesse em dia, qual o percentual eu teria de conclusão??
    Não consigo uma fórmula para me passar essa informação.

    Obrigada Alexandre!

  47. Meiry 17/07/2012 at 12:11 PM #

    A minha necessidade é a mesma da leitora Jesuina acima.

  48. Israel 20/07/2012 at 12:06 AM #

    Olá Alexandre, gostaria de parabenizá-lo pelos excelentes posts ! Você já pensou em escrever um livro sobre o assunto ou um treinamento ÈAD`? sua didática é excelente ! mais uma vez, parabéns !

    Israel Santiago

  49. Israel,
    Poxa, que maravilha ouvir isto. Bom demais.
    Este trabalho é voluntário e o que “nos paga” são estas palavras…

    Tenho vontade de fazer um EAD. Livro também.
    Vamos começar…

    Grande abraço,

  50. Marcelo Moraes 31/07/2012 at 1:27 PM #

    Olá Alexandre,
    Td bem…

    Estou precisando de ajuda com o ms project 2010. A dúvida que não estou conseguindo conciliar a duração restante com o término de uma atividade. Por mais que eu altere a duração restante a minha data na coluna de término não muda. Ou seja se eu tenho uma atividade que têm 14 dias restante e a data de status é 23/07/12 o término desta atividade seria 09/08/12, porém o mesmo esta mostrando minha data de término quase dois meses para frente.
    Você pode me ajudar….como concertar este ou ter um término correto.
    Obrigado;
    Abraços.

  51. Baratella 09/08/2012 at 12:03 PM #

    Ei, Alexandre Paiva,
    excelente trabalho didático sobre o uso do MS project.
    Peço, se possível orientar ou como posso obter direções a respeito de um trabalho que estou realizando no MS project.
    Tenho de informar nas colunas de Início e Término da Linha de Base e Real as datas e horários; ex., ILB 05/08/12 00:30 e TLB 07/08/12 16:30; sendo que o IR 06/08/12 02:30 e TR 09/08/12 18:00.
    Tenho de informar várias tarefas com datas de início e término nas Linhas de Base e Real com diferentes horários.
    Como consigo alterar e inserir os horários conforme exemplo?
    Atte,
    Baratella

  52. Fernando Sá 15/08/2012 at 8:42 AM #

    Alexandre, bom dia tudo bom?

    Estou tentando fazer um compartaivo do meu projeto com o previsto x realizado e não estou conseguindo fazer no MSP 2010. No meu projeto só existe o cronograma físico sem mão-de-obra (REcursos). Como fazer este comparativo para saber se estou atrasado ou não?

  53. Jose Frank 22/08/2012 at 5:54 PM #

    Alexandre gostaria de saber se tem como fazer uma coluna de % Previsto automatico como a do % concluido.

    O cronograma que fiz tem % Previsto(Coluna Texto), % Concluido, Inicio linha de Base, Termino Linha de Base, Inicio Real , Termino Real , Inicio ( que chamo de Inicio Projetado) e Termino (que chamo de termino projetado). Quando vou atualizar dou o avanço que acontece copio e colo no excel , depois vou em atualizar projeto e clico em ok ele me da valores novos na coluna % concluido pego esses valores e colo na coluna % Previsto e colo de volta os valores que estavam no excel novamente no %concluido. Pegunto isso que estou fazendo esta certo? tem como ser automatico isso ??

  54. Marcelo Ribeiro 22/08/2012 at 6:10 PM #

    Alexandre,
    Parabéns pelo fantástico site, muito útil para todos nós!

    Queria uma ajuda

    Trabalhando no cronograma de uma obra, atribuí peso individual para as tarefas de acordo com sua duração (o levantamento quantitativo ainda não foi concluído), dividindo a duração da tarefa pela soma de duração de todas as atividades do projeto. Tenho uma coluna para o % de Serviço Executado Acumulado e inseri uma fórmula para % Conclusão Prevista Acumulada (usando o comando ProjDateDiff e as datas de Linha de Base). A partir destes dois parâmetros, calculo o Peso acumulado realizado (% Executado x Peso Individual), Peso previsto até a data de status (Peso Individual x % Conclusão Prevista Acumulada) e Desvio (Peso previsto – Peso Realizado ).

    A minha dúvida é:

    Qual é a melhora forma de expressar a projeção de atraso em dias de cada tarefa e do projeto em si com essas informações que eu tenho?

    Por exemplo, tenho calculado essa projeção usando a fórmula do Desvio x Duração total do projeto.
    Eu acho que desta forma, o real atraso da obra/projeto acaba sendo “omitido”.

    Sei que existem outros comandos para monitorar esse atraso no Project. Precisava usar um critério e fórmula confiável neste caso, já que possuo no momento só a duração de todas as atividades.

    Obrigado pela atenção e parabéns pelo site mais uma vez!

    Grande Abraço!

  55. Oi Baratella,
    Desculpe-me pela demora. Olha só… você consegue fazer isto ajustando o formato da data em Ferramentas-Opções-Exibir. Coloque para um formato que contenha dia e hora.
    Quando for atualizar o início e término real de cada atividade, atualize a hora tb.

    Deixe-me entender se este ajuste na linha de base (nas horas) ocorre em função de alguma limitação como, por exemplo, o período específico de trabalho do projeto. Alguns ajustes são feitos, por exemplo, no calendário do projeto, no calendário de uma atividade. Preciso entender melhor…

    Grande abraço,

  56. Fernando,
    Desculpe-me pela demora. Olha só… como vc não controla os recursos no seu projeto, sua melhor saída seria pela duração das atividades e do projeto como um todo. Agora, lembre-se que recursos são importantes no projeto, pois funcionam como restrição.

  57. Marcelo,
    Este seu projeto trabalha com calendários customizados? Veja isto pra mim. Lembre-se que estamos falando sempre de dias úteis definidos na semana de trabalho que vc configurou no calendário do projeto.
    Se não for isto, mande o mpp pra mim para que eu possa verificar. grande abraço!

  58. Jose,
    Este não me parece o processo correto para atualização do cronograma. Não entendi muito bem o pq do Excel.
    Peço que você leia com atenção a série de 4 posts sobre atualização, bem como as videoaulas. Elas explicam bem como realizar corretamente a atualização de cronogramas do projeto.

    Grande abraço.

  59. Marcelo Ribeiro 27/08/2012 at 6:14 PM #

    Alexandre,
    Parabéns pelo fantástico site, muito útil para todos nós!

    Queria uma ajuda

    Trabalhando no cronograma de uma obra, atribuí peso individual para as tarefas de acordo com sua duração (o levantamento quantitativo ainda não foi concluído), dividindo a duração da tarefa pela soma de duração de todas as atividades do projeto. Tenho uma coluna para o % de Serviço Executado Acumulado e inseri uma fórmula para % Conclusão Prevista Acumulada (usando o comando ProjDateDiff e as datas de Linha de Base). A partir destes dois parâmetros, calculo o Peso acumulado realizado (% Executado x Peso Individual), Peso previsto até a data de status (Peso Individual x % Conclusão Prevista Acumulada) e Desvio (Peso previsto – Peso Realizado ).

    A minha dúvida é:

    Qual é a melhora forma de expressar a projeção de atraso em dias de cada tarefa e do projeto em si com essas informações que eu tenho?

    Por exemplo, tenho calculado essa projeção usando a fórmula do Desvio x Duração total do projeto.
    Eu acho que desta forma, o real atraso da obra/projeto acaba sendo “omitido”.

    Sei que existem outros comandos para monitorar esse atraso no Project. Precisava usar um critério e fórmula confiável neste caso, já que possuo só a duração de todas as atividades.

    Obrigado pela atenção e parabéns pelo site mais uma vez!
    Abraço!

  60. Marcelo Alexandre 15/10/2012 at 11:50 AM #

    Alexandre,

    Gostei muito de post, mas tenho uma duvida.

    Existe alguma fórmula onde eu possa comparar a “% prevista mês anterior” com a “% prevista no mês atual”?

    Pois quando atualizo o projeto a fórmula demonstrada acima recalcula e acumulaa porcentagem.

    Obrigado e Parabéns pelo post

  61. Rodrigo Girão 24/10/2012 at 10:34 AM #

    Alexandre, excelente material, responde de maneira prática nossas dúvidas.

    Utilizo o Project Professional 2010 e não consegui localizar a opção “guia Cálculo” para configurar as opções descritas neste post.

    Você poderia me ajudar neste ponto.

  62. André 08/11/2012 at 7:34 AM #

    Bom dia Alexandre.

    Parabéns, novamente, pelas exposições.
    Sempre muito didático e objetivo.

    Só uma ‘dúvida’.
    No Ms Project 2010, quando exibimos o baseline no Gantt ele começa no início do dia, enquanto a tarefa comum, começa no final. Visualmente, isso pode causar confusão.
    Tem como alterar isso?

  63. Rodrigo, estas configurações ficaram agora no Backstage view. Veja mais aqui http://blogs.msdn.com/b/project/archive/2010/01/20/project-2010-introducing-the-backstage-view.aspx
    Todas as opções estão no link OPÇÕES, dentro deste backstage.

    Grande abraço,

  64. Marcelo,
    Confirma para mim se você já resolveu o problema. Abs.

  65. Andreia Rossoni 10/03/2013 at 10:15 PM #

    Boa noite Alexandre,
    Parabéns pela excelente maneira de orientar o uso do project.
    Tenho uma dúvida sobre como lançar determinadas tarefas e agradeço se puder esclarecer.
    Existem tarefas no projeto que são de auditorias para verificar a aderência ao processo interno da empresa, e entendo que estas não devam impactar no custo e prazo do cliente.
    Como posso mantê-las no cronograma mas não contabilizar no prazo final de conclusão do projeto?

    Muito obrigada,

    Andréia

  66. Oi Andreia,
    Você pode criar estas atividades no seu cronograma levando em consideração que:
    1- Para não gerar custo: necessário que não haja recurso atribuído ou, melhor, que a taxa deste recurso seja R$ 0,00/hora. Desta forma vc monitora o uso do recurso no tempo, mas não gera impacto em custo.
    2- Para não impactar prazo, é necessário que esta atividade aconteça em paralelo a uma dada atividade ou então, garantir que esta atividade não faça parte do caminho crítico do projeto.

    Bjs e volte sempre,

  67. Ueslei 04/04/2013 at 9:38 AM #

    Olá Alexandre,
    Primeiro elogio a sua iniciativa e o material que tens disponibilizado no site. É muito útil !
    Estou com uma questão que tem me preocupado:
    - Tenho duas atividades e a medição é realizada baseada no trabalho real:
    A primeira tem 16hrs de trabalho planejada; A segunda tem 24hrs.
    A primeira está concluída e foram utilizadas 16horas (100% concluída).
    A segunda também está concluída, porém, foram utilizadas 12h das 24h planejadas (100% concluída).
    Então, ao atualizar o trabalho concluído, o project calcula o % trabalho concluido e o % concluída para 50%. A questão é, como posso alterar a atividade para 100% concluída sem alterar o trabalho real ?

    Agradeço a atenção,
    Obrigado,
    Ueslei

  68. Jose Luiz 05/04/2013 at 3:43 PM #

    Alexandre, boa tarde !!!

    Trabalho em uma companhia que tem vários projetos simultâneos (MS-PROJECT) e o controle financeiro é feito no SAP/R3.

    Preciso extrair dados do Project (Atividades, prazos, % conclusão e custo dimensionado) pra cruzar com os dados SAP.

    Só que esse processo, extração do Project, tem que acontecer em um processo Batch noturno uma vez por semana. Ou seja, busquei em diversos sites e não sei como extrair dados do Project de forma Batch.

    Se poder me ajudar, agradeço.

    Att,
    Jose Luiz

  69. Ueslei,
    É muito simples. Forneça o trabalho restante para atividade cujo trabalho real foi de apenas 12h. Logo, como ela já foi concluída com 12 horas de trabalho real, o trabalho restante é ZERO. Feito isto, o MS Project concluirá esta atividade.
    Abraços,

  70. Olá Jose,
    Obrigado pela visita. Infelizmente não conheço.
    Grande abraço.

  71. Riberto A Andrade 01/05/2013 at 9:16 AM #

    Bom dia! Primeiramente gostaria de parabenizá-lo pelo site.

    Utilizo o EPM Solution como ferramenta de gerenciamento dos projetos da CIA.
    - PWA
    - Project Professional 2010

    Porém estamos encontrando algumas dificuldades para identificar o atraso nos projetos, muitas vezes por conta da não atualização do projeto.

    A minha dúvida é saber se temos como criar KPI’s para medir o atraso do projeto diretamente no PWA.

    CENTRAL DE PROJETOS
    Campo personalizado: PROJETO
    - Indicador de Projeto com atividade atrasada. Atividade em andamento com data de término inferior a data atual ou trabalho agendado para o dia sem informação de trabalho realizado;
    - Indicador de Projeto com cronograma desatualizado.

    Desde já agradeço a sua atenção.

    Um abraço

  72. Riberto A Andrade 04/05/2013 at 5:22 AM #

    Bom dia!
    Estou precisando criar um campo para calcular a Data de Término Estimada do Projeto a partir do IDP (Índice de Desempenho do Progresso).

    Estou enfrentando dificuldade em somar Duração no Término com Início da Linha de Base.

    Poderia me ajudar?

    Obrigado,

  73. Riberto,
    A análise de valor agregado pode te ajudar neste caso. Você pode utilizar um campo customizado dentro do MS Project que utilize a seguinte fórmula:
    DEC (data estimada de conclusão) = data de início agendada + [(duração da linha de base)/(SPI)]
    Testa e depois dê um feedback aqui para a turma do blog.

  74. Riberto,

    Embora EPM não seja meu forte, acredito que seja plenamente possível criar campos personalizados de projeto. Outro ponto importante: para verificar projetos com atraso vc pode utilizar uma coluna chamada Status. Ela mostra atividades em atraso e caracteriza o projeto como um todo (atrasado, no prazo, etc). Talvez possa te ajudar.

  75. Riberto A Andrade 25/05/2013 at 12:08 PM #

    Bom dia, Alexandre!

    Obrigado pelo retorno.

    Utilizei uma formula para calcular Término Estimado por Índice de Desempenho por Prazo, porém o data retornada foi incorreta.

    Você poderia por favor verificar a formula utilizada.

    Um abraço,

    Duração Restante por IDP = [Duração restante]/(IDA)
    Duração por IPD = [Duração real]+[ Duração Restante por IDP]
    Término Estimado por IPD = [Início Agendado]+[ Duração por IPD]

    PASSO A PASSO DO CÁLCULO
    Duração Restante por IDP = [50,33 dias]/( 0,71)
    Duração Restante por IDP =70,57 dias

    Duração por IPD = [22,17 dias]+[ 70,57 dias]
    Duração por IPD = 92,74 dias

    Término Estimado por IPD = [01/01/2013]+[ 92,74 dias]
    Término Estimado por IPD = 18/11/2134
    **** valor esperado = 09/05/2013 (A fórmula está retornando 18/11/2134)

  76. Gustavo 02/07/2013 at 11:40 PM #

    Boa noite Alexandre tudo bem ?
    Gostaria de saber como faco para que o custo da tarefa seja contabilizada no final e nao de forma rateada ?!
    muito obrigado

  77. Gustavo,
    É possivel. Utilize o campo Acumulação de Custos no Project. Veja mais detalhes em http://gerentedeprojeto.net.br/?p=1638

    Grande abraço e volte sempre.

  78. Gustavo 04/07/2013 at 8:34 PM #

    Boa noite Alexandre, muito obrigado pelo retorno, porem ainda nao consegui o que gostaria, na verdade eu nao estou colocando o valor da taxa nos recursos e sim nas tarefas.
    So para vc entender e assim, eu tenho 2 linhas de producao e cada linha produz produtos diferentes com valores de venda diferentes, e assim que a producao finaliza um produto e manda pra expedicao eu devo apontar o valor de venda naquele dia que finalizou o produto, vc consegue me entender ?!
    Abracos

  79. Gustavo,
    Como é custo atrelado à tarefa, você pode fazer uso dos campos (coluna) Custo Fixo e Acumulação de Custo Fixo. Este último aponto quando o custo incidirá na tarefa.
    Por favor, deixe-me saber se resolvi sua dúvida. abs.

  80. Uenison 31/07/2013 at 4:34 PM #

    Boa tarde Alexandre,

    Estou tentando gerar a curva S de um projeto, e esta gerando o seguinte erro: a soma dos tempos das tarefas é menor que 100.
    O que é isto? pode me ajudar?

    Obrigado!

  81. Uenison,
    Não entendi bem a sua dúvida. Se puder detalhar mais ou mandar mail… abs.

  82. RENATO 03/08/2013 at 1:46 PM #

    Boa tarde, preciso de uma ajuda. No meu projeto, na área de duração as soma da duração das atividades esta estranha. em 3 atividades uma em cada dia seriam 3 dias no total. Na minha planilha esta dando 0,33. Como faço para arrumar?
    obrigado

  83. Junio 07/08/2013 at 5:18 PM #

    Alexandre.
    Boa tarde!

    Preciso criar um “farol” em meu cronograma que me mostre quando falta 3 dias para uma tarefa iniciar. Já tentei de tudo.
    Pode me ajudar?

  84. Ana 14/08/2013 at 3:02 PM #

    Estou tentando montar um cronograma onde eu tenho tarefas com duração em dias. mas meu gerente agora que que eu coloque o tempo de cada recursos gasto na atividade. Sendo que eu tenho repetições ex; Fase 3 – execução- Peru- disparo atididade – 30 dias, e repito esta tarefa para + 3 empresas. Como posso ter a conclusão em horas executadas? Para saber a ociosidade da equipe.

    Será que fui clara?

  85. Diógenes 22/08/2013 at 9:16 AM #

    Alexandre,

    Tenho vários recursos alocados em diversos projetos como uma “Fábrica”.
    Não estou utilizando o “Project Server”.

    Tenho um arquivo .mpp que contém somente os recursos e diversos arquivos .mpp um para cada projeto vinculados com o arquivo de recursos através de “Partilhar Recursos” como um Pool.

    Quando crio a linha de base no primeiro arquivo de projeto tudo bem.

    Porém quando crio a linha de base no segundo projeto no momento que vou salvar obtenho um erro “Erro com o nome do calendário”.

    Pode me ajudar?

    Att,

  86. dayana 26/08/2013 at 12:32 PM #

    Boa tarde Alexandre,

    Existe alguma maneira de atualizar o cronograma sem que ele altere sua data final, por exemplo: meu cronograma começou em maio/13 e esta previsto pra finalizar em novembro/13 e esta com 20 dias de atraso. Todo o dia 20 (fechamento de medição) terei que atualiza-lo. Ao atualizar algumas atividades na data real (tive que fazer alguns splits devido o atraso de algumas atividades), meu cronograma avançou o prazo para termino em dezembro/13 e não mais novembro. E nos temos que entregar a obra no prazo estipulado inicialmente. Tem como “empurrar” as atividades mas sem alterar o prazo final, mesmo que devido ao atraso uma atividade coincida com outra? Aguardo suas considerações.

    Obrigada!!

  87. Evandro 27/08/2013 at 8:56 AM #

    olá
    Estou com dificuldades para atualizar o meu cronograma pois para realizar uma determinada tarefa dependo do cliente para aprovação da mesma.O problema é que isso não tem prazo definido pois se trata de empresa pública e as coisas demoram muito para acontecer.Quando atualizo meu cronograma o total de conclusão do projeto em % diminui.Como manter um cronograma sem prazos de definidos ou incertos?Como configurar o ms project para calcular apenas o % de conclusão visto que o avanço é o mais importante na apresentação do projeto?

  88. Oi Evandro,
    A aprovação do cliente pode ser encarada como um marco. A partir dele, você amarra sua atividade seguinte colocando uma dependência término-início. O atingimento do marco de aprovação precisa de uma data-alvo, mesmo que haja um grau de incerteza. Suas reprogramações devem ser realizadas em cima do marco, colocando uma nova data de início e término agendado.

    Ao fazer isto, você atualizará o seu cronograma, jogando a atividade sucessora para iniciar na sequencia. Com relação ao percentual de conclusão, foi o que eu disse no post… ele é calculado com base na duração real/duração total do projeto. Perceba então que, se sua duração total aumenta, seu percentual de conclusão diminui, pois ele é inversamente proporcional.

    Minha sugestão é que você utilize % física concluída nestes casos onde o passar do tempo não diz nada.

    Grande abraço,

    Alexandre Paiva, PMI-RMP, PMI-SP, PMP, MCTS

  89. Oi Dayana,

    Se as atividades que foram reprogramadas, splitadas, etc… fazem parte do caminho crítico do projeto, elas farão com que o término agendado do projeto mude. Não tem como a não ser que você aplique as técnicas de compressão de cronograma preconizados pelo PMI para resgatar o prazo original do projeto.

    1- Fast-Tracking: verifique que atividades podem ser executadas em paralelo ao invés de uma dependência término-início. No geral, reveja as dependências que você arbitrou desta forma e não necessitariam ter esta dependência assim.

    2- Crashing: adicione mais recursos na atividade para que ele termine no prazo original. Cuidado com o custo do projeto.

    Grande abraço,

    Alexandre Paiva, PMI-RMP, PMI-SP, PMP, MCTS

  90. Diógenes,
    É preciso verificar o calendário do projeto. Você está trabalhando com calendários para recursos?

  91. Oi Ana,
    Foi sim. Minha sugestão é você trabalhar nas atribuições dos recursos. Para tal, utilize sempre os modos de exibição uso da tarefa ou uso do recurso que existem para este fim. O que você precisa é estimar quantas horas o recurso vai gastar na execução de uma dada atividade. Não esqueça da fórmula do Project (Trabalho = Duração versus Unidade). Ao colocar as atividades como duração fixa e ajustar o trabalho nelas, a unidade do recurso será recalculada.

    Grande abraço,

  92. Oi Renato,
    Que planilha? Não entendi muito bem seu problema…

  93. RENATO 02/09/2013 at 5:54 PM #

    Me envie seu e-mail, que eu envio o project para você analisar.

    obrigado

  94. Érika 18/11/2013 at 11:25 AM #

    Alexandre, sou engª civil e preciso que o Project gere o fluxo de caixa da obra em que trabalho. Gostaria de saber se tem como eu lançar os custos conforme as porcentagens executadas ao longo dos meses e não distribuídos linearmente.

  95. Sim, Érika. É possivel.
    Você tem algum caso prático para que possamos exercitar?

  96. Érika 19/11/2013 at 7:26 AM #

    Bom dia, Alexandre.
    O caso é o seguinte: tem algumas tarefas do meu cronograma físico que já foram executadas, preciso agora transformá-lo em físico-financeiro, lançar os custos de cada atividade para gerar o fluxo de caixa.

    Ex: Dentro do item fundações superficiais tenho o item vigas baldrames com o custo de R$723.385,06, preciso distribuir os custos da seguinte forma:

    2,23% em março
    0,69% em maio
    4,03% em junho
    0,63% em julho
    2,31% em agosto
    4,23 em setembro

  97. Rafael 19/11/2013 at 5:03 PM #

    Alexandre, boa tarde.

    Gostaria de saber se é possível que uma atividade passe a ter maior porcentagem quando fazemos o avanço ( atualização ) no Cronograma.

    Ex: Tenho 10 linhas e quando dou o avanço de 100% em todas esse avanço corresponde a 10% do total, mas essas atividades são mais do que isso…

    Tem algum jeito de aumentarmos o ganho em porcentagem???

    Desde já agradeço.

  98. Rafael,
    Fico sempre muito preocupado quando alguém menciona avanço “físico”. Isto porque as pessoas, geralmente, confundem o campo de percentual que devem utilizar. Então, minha primeira dúvida para te ajudar a responder é: que campo de percentual você está utilizando para reportar o andamento.

    Com esta resposta na sequencia eu complemento… grande abraço!

  99. Rafael 20/11/2013 at 2:06 PM #

    Alexandre, boa tarde.

    O percentual que está sendo usado é % concluído !!!!!

    Atenciosamente.

  100. Érika 28/11/2013 at 3:20 PM #

    Boa tarde, Alexandre.

    Há alguns dias atrás te perguntei como distribuir os custos no Project.
    Você me respondeu perguntando se eu tinha algum caso prático.
    Te enviei no dia 19/11, mas não obtive resposta.
    Você tem algum material para me indicar? onde eu possa pesquisar?

  101. Pedro Barbosa 04/12/2013 at 6:02 PM #

    Alexandre,

    Preciso apresentar para a empresa o desvio (%) de cada obra. Estou fazendo isso com a atualização do MS PROJECT. Porém estou com dificuldades.
    Exemplo: A obra “X” na SEM 45 deveria estar com 50% concluída, e está com 45% concluída, apresentando desvio negativo de -5%. Qual a melhor forma de apresentar esse desvio utilizando o MS PROJECT??????

    Estou fazendo de um jeito. Atualizei o cronograma semana a semana, e anotei quantas horas trabalhadas cada obra avançava semanalmente. A medida que as semanas vão passando, vou atualizando o cronograma no campo % trabalho concluido, e anotando quantas horas está avançando, e vendo a porcentagem que avança de acordo com o total de horas.

    Não sei se é o melhor jeito, acho que deve ter melhores.
    Desde já agradeço.

    Att, Pedro.

  102. Pedro,

    Só para alinharmos os conceitos… quando você diz que na semana 45 a obra deveria estar com 50% concluída, devo concluir que a obra dura 90 dias. Quando você diz que a obra está com 45% concluída, deduzo então que a duração real é de (0,45).(90dias) = 40, 5 dias. Consequentemente, a duração restante é de 49,5 dias.
    Esta análise leva em conta que você está utilizando a estratégia de atualização por atividade. Aí, o percentual é o % CONCLUÍDA.

    % CONCLUÍDA = DURAÇÃO REAL / (DURAÇÃO) = DURAÇÃO REAL / (DURAÇÃO REAL + DURAÇÃO RESTANTE)

    Aí, na sequência, você diz que está coletando as horas trabalhadas. Quando você menciona isto, já pulamos para outra estratégia de atualização – a atualização por ATRIBUIÇÃO (RECURSO + ATIVIDADE). Aí, o percentual de conclusão é o % TRABALHO CONCLUÍDO.

    % TRABALHO CONCLUÍDO = TRABALHO REAL / (TRABALHO) = TRABALHO REAL / (TRABALHO REAL + TRABALHO RESTANTE)

    Quando vc diz que “vai anotando quantas horas está avançando”, você está registrando o TRABALHO REAL. Feito isto, você valida o TRABALHO RESTANTE e, com isto, tem o % TRABALHO CONCLUÍDO. Estou correto? Você promove estas atualizações utilizando o modo de exibição USO DA TAREFA ou o modo USO DO RECURSO. Correto?

    Preciso alinhar este ponto para seguirmos na dúvida, pois pode haver um erro conceitual.

    Abs e aguardo retorno.

  103. Pedro Barbosa 05/12/2013 at 8:10 AM #

    Alexandre,

    Quando falei semana 45, é apenas o nome da semana, tipo, vamos dizer assim: no dia 30/11/13 a obra deve estar com 50% concluída de acordo com o previsto, mas realmente está com 45%. A atualização eu faço no modo de exibição USO DA TAREFA. Coloco o percentual concluido real na coluna % trabalho concluido. O controle dos desvios estou fazendo no excel, na qual anoto as horas trabalhadas de acordo com os percentuais que coloco em cada atividade, e comparo o que avançou com o que estava previsto.

    Abs.

  104. Pedro 03/01/2014 at 4:55 PM #

    Tenho procurado na net por materiais abordando atualização de cronograma no MS Project.
    O seu artigo é o melhor!

    Vou testar aqui pra ver se consigo fazer o que estou querendo.
    Obrigado
    Abraços.

    Pedro Sant’Anna
    Engenheiro Civil

  105. Obrigado, Pedro.
    Depois me diga se conseguiu fazer, ok?

    Abs.

  106. Marcos 21/01/2014 at 3:09 PM #

    Boa tarde Alexandre,

    Os campos Início Real e Início Antecipado, ou o término para as mesmas opções, sempre ficam iguais aos campos Início e Término, qual função de funcionar assim e não há como mudar isso?

  107. Eduardo 22/01/2014 at 10:01 AM #

    Bom Dia,

    Estou com problema em adicionar a Ferramenta de “calcular avanço”, após o processo de atualização de Status conforme Agendado, executo o Calculo de avanço, mas acabei trocando de PC e não estou conseguindo ativar novamente esse item.
    Alguém tem essa informação?

  108. Duílio Paiva 30/01/2014 at 7:58 AM #

    Bom dia Alexandre,

    Primeiramente, parabéns pelo blog! Sem dúvida um dos melhores, na minha opinião.
    Minha dúvida é a seguinte: estou desenvolvendo um cronograma mas não quero controlar o avanço físico baseado na duração das atividades, ou seja, não utilizarei a coluna de “% CONCLUÍDA”.
    Resolvi então ponderar meu cronograma em HH, uma vez que a unidade de medida de trabalho do project é tempo (horas).

    Qual a melhor forma de dar avanço físico neste cronograma? Entendo que deverei utilizar a coluna “% TRABALHO CONCLUÍDO” com o tipo de tarefa definido como “trabalho fixo”. é isso mesmo ?

  109. Duílio,
    Seu entendimento está correto. O % Concluído está relacionado a DURAÇÃO. Trata-se da estratégia de atualização POR ATIVIDADE. No seu caso, você quer atualizar o cronograma utilizando a estratégia POR ATRIBUIÇÃO. Neste caso, o % trabalho concluído é o campo. Só que… este campo é uma medida indireta. Você deve sempre trabalhar com os campos Trabalho Real e Trabalho Restante. O % trabalho concluído é (TRABALHO REAL) / (TRABALHO REAL + TRABALHO RESTANTE). Utilize sempre o modo de exibição USO DA TAREFA ou USO DOS RECURSOS.

    Até o início de Fevereiro lançarei um e-learning no blog onde trata estas questões de forma bem detalhada. Aguarde novidades…

    Abraços,

  110. Eduardo,
    Desculpe, mas não entendi bem a sua dúvida.

  111. Marcos,
    Vc tem basicamente 3 estágios: a linha de base (que não muda), o agendado (que é fruto das reprogramações) e os reais ou actual, que confirmam quando a atividade iniciou ou terminou de fato. Ao atualizar estes campos, ele atualiza os campos agendados (início e término) com os mesmos valores.

  112. Carlos 21/03/2014 at 11:46 AM #

    Alexandre,

    Primeiramente parabéns pelo blog.
    Estou com uma dúvida com relação a distribuição de recursos:

    Exemplo: Tenho um recurso lançado em meu cronograma (rateado), com datas de início de 1/4/14 até 30/4/14. Ao entrar na planilha de “Uso da tarefa” e configurar a visualização dos custos mensalmente, este valor aparece todo no mês de março. Entretanto, se amplio o “zoom” do período de mês para semana, os valores aparecem nas semanas de abril (o que estaria correto). Gostaria de saber se existe alguma configuração que adiante ou atrase a distribuição do custo do recurso que eu possa ter alterado acidentalmente. Desde já muito obrigado.

    Abs

    Carlos

  113. Carlos,
    Estranho. Se o recurso está atribuído a uma atividade e as datas de atribuição deste recurso estão em Abril…
    Existe algum outro recurso atribuído a esta atividade?

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